Dom Gentil Delazari, natural de Relvado, morre aos 82 anos no interior de Mato Grosso
Por Vinni Maciel | terça, 01 novembro 2022
A Igreja Católica, em especial, dos estados do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, estão de luto pelo falecimento de Dom Gentil Delazari, ocorrido na noite da segunda-feira (31/10), no município de Sinop (MT).
Foto: Divulgação
Delazari tinha 82 anos e era bispo emérito do município mato-grossense. Ele estava na UTI do Hospital Santo Antônio. Em nota, a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop, informou que o sepultamento do corpo do religioso será às 17 horas na Cripta da Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Desde às 05 horas desta terça-feira (01), acontece o velório na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Além disso, uma Santa Missa foi realizada às 10 horas.
Dom Gentil Delazari, nasceu em 09 de setembro de 1940, no município de Relvado (na época era distrito de Encantado) Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A sua Ordenação Presbiteral ocorreu em 13 de julho de 1968, na Paróquia Santo Antônio, em Relvado.
No município de Sinop, interior do estado do Mato Grosso, Dom Gentil Delazari, teve seu episcopado marcado pela construção da Catedral Sagrado Coração de Jesus, inaugurada em 09 de setembro de 2007. Além disso, foi através de Delazari, que Sinop recebia pela primeira vez a visita oficial de um Núncio Apostólico no Brasil - representante direto do Papa no País.
Nota de pesar
O governo de Mato Grosso divulgou nota lamentando o falecimento. “Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo Dom Gentil Delazari. Um homem generoso e de fé, que conduziu a Diocese de Sinop com presteza e sabedoria. Que Deus conforte o coração de todos os familiares, fiéis e amigos nesse momento de dor e tristeza”, lamentaram o governador Mauro Mendes (União Brasil) e a primeira-dama Virginia Mendes.
O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) decretou luto oficial de 3 dias. “É com profundo pesar que recebi a notícia da morte de Dom Gentil. Um homem íntegro e um amigo que fiz nessa minha trajetória de vida. Foi um grande líder da igreja católica e que muito contribuiu com nossa cidade nesses anos que esteve a frente da igreja. Aos familiares, amigos e a toda comunidade católica, externo aqui meu profundo pesar e solidariedade”, lamentou o prefeito.
Pelo Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Relvado, através do prefeito Carlos Luiz Fraporti, emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias. ''Dom Gentil Delazari, filho relvadense, que há 21 anos exercia sua missão como Bispo de Sinop-MT, a Administração Municipal lamenta a perda".
A Diocese da Santa Cruz do Sul, também emitiu nota de pesar. "Caro Dom Canísio Klaus. Ficamos profundamente sensibilizados com a notícia do falecimento de Dom Gentil Delazari – Bispo Emérito de SINOP – MT. Como filho de nossa Diocese de Santa Cruz do Sul, sempre nos sentimos ligados à sua vida e seu ministério. Também no momento de sua partida para a vida eterna, estamos unidos em oração e em comunhão com a Diocese de SINOP – MT, onde serviu até o fim de sua vida, como enviado do Senhor, em espírito missionário. Que o Senhor da VIDA o acolha na sua Paz e recompense este seu servo por todo bem que realizou, com a Sua graça. Nossa solidariedade humana e na fé ao Sr. e toda Diocese. Dom Aloísio Alberto Dilli – Bispo de Santa Cruz do Sul.”
Foto: Divulgação
A vida religiosa de Gentil Delazari
Estudos:
Ensino Fundamental: Seminário Sagrado Coração de Jesus (Arroio do Meio - RS)
Ensino Médio: Seminário São José (Gravataí - RS)
Filosofia: Seminário Maior (Viamão - RS)
Teologia: Seminário Maior (Viamão - RS)
Pós Graduação: Antropologia Filosófica.
Ordenações:
Presbiteral: 13 de julho de 1968 (Relvado - RS)
Nomeação: 09 de fevereiro de 1994 (Lajeado - RS)
Episcopal: 27 de março de 1994 (Lajeado - RS)
Posse: 23 de junho de 1995 (Sinop - MT)
Renúncia: 20 de janeiro de 2016 (Sinop - MT)
Atividades antes do Episcopado:
- Formador e Vice-Reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus;
- Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Arroio do Meio - RS);
- Responsável pela formação dos seminaristas (Santa Cruz do Sul - RS);
- Vice-Reitor do Seminário Maior (Viamão - RS);
- Reitor do Seminário São João Batista;
- Membro do Colégio dos Consultores;
- Vigário Paroquial da Catedral São João Batista;
- Pároco da Igreja Santo Inácio (Lajeado - RS);
- Reitor do Seminário Propedêutico;
- Diretor do Centro Diocesano de Vocações;
- Coordenador da Cúria;
- Ecônomo da Diocese;
- Diretor Espiritual do Cursilho de Cristandade;
- Diretor da Ação Social Diocesana;
- Presbítero responsável pela Igreja São José;
- Orientador de retiros;
- Professor na PUC, UNIC e FAFIC.
Atividade como Bispo
- Bispo Coadjutor - 1994 a 1995 (Sinop - MT);
- Bispo de Sinop (MT) - 1995 a 2016;
- Responsável pelo setor de Vocações no Regional Oeste 2.
*Com informações da Diocese Sagrado Coração de Jesus e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Oeste 2.
Nenhum comentário